O que é mercado financeiro? O mercado financeiro, por definição, é um ambiente de compra e venda de títulos (ações, opções, títulos), moedas (câmbio) e commodities (ouro, produtos agrícolas).
Essas negociações contam com a intervenção de diversas instituições que facilitam os encontros entre os agentes e regulam e controlam as transações.
No mercado financeiro, investidor é alguém que tem dinheiro sobrando e quer aumentá-lo.
Existem diferentes formas de fazer isso, mas todas partem da mesma premissa: o dinheiro entra em um aplicativo que oferece valor de acordo com princípios acordados entre as partes.
Por exemplo, no caso de uma renda fixa, um investidor pode prever a rentabilidade no momento do investimento: ele saberá se o dinheiro será reavaliado de forma fixa, com percentual anual definido, com taxa fixa, com indicador , ou um híbrido pagando uma porcentagem fixa mais uma mudança no índice de preços.
Por outro lado, não há garantia de rentabilidade nas ações. O investimento em ações da empresa no mercado de ações pode aumentar ou diminuir dependendo do interesse do mercado.
Mas se há investidores de um lado, o que há do outro lado do mercado financeiro? captadores de recursos. São empresas, instituições ou pessoas que desejam arrecadar dinheiro para diversos fins, como quitação de dívidas, financiamento de equipamentos e outros.
O mercado financeiro garante o bom andamento da economia.
Conteúdo deste Artigo
Quer um exemplo prático?
Digamos que você invista R$10.000,00 em um CDB (Certificado de Depósito Bancário) em um banco. Em troca, você receberá uma taxa de juros fixa de 10,3% ao ano no resgate do título.
A outra pessoa então vai até a mesma instituição financeira pedir um empréstimo de 10 mil reais para cobrir parte do custo do carro que está comprando.
Qual é o problema? O banco empresta esse dinheiro a uma taxa mais alta do que paga ao investidor.
Assim, as duas pontas da economia foram conectadas pelo mercado financeiro. Assim, essas instituições intermediárias facilitam o encontro entre tomadores e investidores.
Para isso, é claro, o intermediário recebe uma comissão pelas transações.
A seguir, vamos entender em detalhes como funciona o mercado financeiro e como você pode usar esse conhecimento para investir melhor.
Acompanhe a cotação atualizada em tempo real do eth preço.
Como funciona?
Como vimos, o mercado financeiro trabalha para aproximar agentes como o investidor e o tomador.
Eles não precisam falar ou fazer contato entre si, pois essa ponte é feita por meio de aplicativos próprios da instituição financeira.
Assim, você pode investir seu dinheiro solicitando um CDB e acabar fornecendo à instituição financeira o capital necessário para oferecer um empréstimo a um empresário que precisa de capital de giro para seu negócio.
Assim, o resultado final é que aqueles com excedentes emprestam para aqueles que sofrem com a escassez (e demonstram solvência).
Existem diversos órgãos importantes para regular o mercado, entre eles: o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).
Eles fornecem os princípios operacionais sobre os quais as instituições financeiras são fundadas.
E quando falamos de “mercado” ou “mercado financeiro”, não estamos falando apenas de títulos de renda fixa ou ações em bolsa.
Veja como o mercado financeiro está dividido:
- Mercado de crédito: lida com empréstimos bancários. Este é o mercado ao qual você se refere quando solicita financiamento ou usa uma facilidade de saque a descoberto.
- Mercado Aberto: Atende as empresas listadas, ou seja, aquelas que negociam suas ações por meio de uma bolsa de valores que regula a oferta e demanda de títulos da empresa.
- Mercado de Câmbio: Esta é uma plataforma de negociação de moeda para relações justas entre as moedas dos países.
Principais instituições do mercado financeiro
Confira abaixo algumas das principais instituições financeiras do mercado:
Banco Central do Brasil
Criado no final de 1964, o Banco Central do Brasil, também chamado de Bacen, BC ou BCB, é uma autarquia do Sistema Financeiro Nacional, vinculada ao Ministério da Fazenda.
É a principal instituição financeira do país. Desempenha as funções de depositário do Tesouro Nacional e muitas outras.
- Reservas cambiais do país (em ouro e em dólares);
- Acompanhamento e supervisão do sistema financeiro nacional;
- Emissão de papel moeda e moeda metálica;
- Determinação do controle de moeda nacional e estrangeira no país e regulação das taxas de juros;
- Fornecer liquidez e ajudar os participantes do sistema financeiro a garantir o equilíbrio do mercado.
Comissão de Valores Mobiliários
A Securities and Exchange Commission busca controlar o mercado de valores mobiliários restringindo e sancionando instituições que não cumpram as regras estabelecidas.
Instituições financeiras
As instituições financeiras incluem bancos comerciais, corretoras, bancos de desenvolvimento, cooperativas de crédito, sociedades financeiras, corretoras, bancos de investimento e outros.
Interessado na área? Confira o Curso de Organização do Mercado Financeiro!
Continue lendo nosso site!