Gás natural como fonte de energia?
Diante da necessidade global e brasileira de diversificar e otimizar a matriz energética, é importante conhecer a fonte energética do gás natural, que vem ganhando cada vez mais espaço nesse contexto.
Segundo a Energy Research Company (EPE), 22,8% da matriz energética mundial é composta por gás natural, perdendo apenas para petróleo e derivados (31,5%) e carvão (26,9%).
A matriz energética do Brasil é 12,2% gás natural. Em primeiro lugar estão petróleo e derivados (34,3%), derivados de cana-de-açúcar (18%) e hidráulica (12,4%).
Conteúdo deste Artigo
O que é a energia do gás natural?
A fonte energética do gás natural é um combustível fóssil não renovável (recurso final) localizado no subsolo, podendo ou não estar associado ao petróleo, ou seja, dissolvido no petróleo ou não.
O gás natural é formado por uma mistura de gases como metano, etano e propano e pode ser produzido tanto nos campos quanto pela queima do bagaço de cana (biomassa); este último também é chamado de biogás e é um combustível renovável.
No início deste artigo, mostraremos a participação do gás natural na matriz energética mundial e brasileira e forneceremos dados sobre a matriz elétrica, mas primeiro explicaremos a diferença entre a matriz energética e a matriz elétrica:
- Matriz Energética: Conjunto de fontes de energia usadas para gerar eletricidade, dirigir carros, cozinhar e outros fins.
- Matriz Elétrica: Conjunto de fontes disponíveis exclusiva e exclusivamente para a produção de energia elétrica.
Em outras palavras, a matriz elétrica faz parte da matriz energética, mas não vice-versa.
Dito isso, vamos aos dados. A mesma pesquisa da EPE mostra que 23% da matriz elétrica global é composta por gás natural, ocupando o segundo lugar; O carvão mineral aparece em primeiro lugar com 38%.
A matriz elétrica do Brasil é composta por apenas 9,3% de gás natural. No entanto, também ocupa o segundo lugar, perdendo apenas para a hidráulica, com 64,9%.
Como é produzido o gás natural?
O gás natural pode ser encontrado em campos onshore ou offshore, que são depósitos e reservatórios subterrâneos (também chamados de bacias sedimentares). Por isso, geralmente é associado ao petróleo, pois ambos são convertidos pela decomposição da matéria orgânica (como plantas e animais mortos) ao longo de milênios.
Essa fonte possui alta intensidade energética, portanto, após passar por um processo de purificação, é amplamente utilizada para geração de energia elétrica na indústria. Também pode ser usado em residências (por exemplo, aquecimento de água e ambiente), empresas (aquecimento) e carros (abastecimento).
Vale explicar que o gás natural é enviado das fontes aos consumidores por meio de gasodutos, por exemplo, existe o gasoduto Bolívia-Brasil, que leva o recurso do produtor boliviano aos consumidores no Brasil.
Energia a gás natural: vantagens e desvantagens
Agora que você já sabe mais sobre a fonte de energia do gás natural, mostraremos suas vantagens e desvantagens.
Vantagens do gás natural
- Fonte de energia segura: O gás natural tem menor risco de acidentes, pois se dissipa rapidamente no ar em caso de vazamento e não é tóxico;
- Alto potencial energético: O gás natural produz muita energia e tem pouca perda de energia no processo;
- Custos reduzidos: Os custos de armazenamento são menores, pois não há necessidade de armazenar o recurso;
- Estabilidade da matriz energética: o gás natural é fornecido continuamente por dutos.
Desvantagens do gás natural
- Fonte de poluição: A fonte de energia do gás natural é de base fóssil, pelo que o seu processo de combustão liberta gases poluentes como o dióxido de carbono, que contribuem para o efeito de estufa, embora em menor grau do que o petróleo e o carvão – mesmo isso ainda é uma vantagem;
- Infraestrutura: A produção de gás natural requer uma infraestrutura confiável;
- Complexidade geográfica: há uma concentração geográfica de depósitos, de modo que o gás natural não pode ser produzido em nenhum lugar;
- Fonte de energia não renovável: Se você está se perguntando se o gás natural é uma energia renovável ou não renovável, agora você sabe que é um recurso finito.
Usando fonte de energia de gás natural no Brasil
No Brasil, o gás natural é amplamente utilizado em usinas termelétricas devido à sua alta intensidade energética. Considerando que a geração de energia em usinas termelétricas é mais cara do que em hidrelétricas, uma vez que são utilizados combustíveis fósseis no processo.
Portanto, em um nível baixo dos reservatórios, as cogerações são ligadas e, consequentemente, a conta de luz aumenta de preço, à medida que aparecem as bandeiras tarifárias.
Além disso, o gás natural também é utilizado em carros adaptados para esse fim e substitui a gasolina e o álcool.
Outra forma de aproveitamento do gás natural é utilizá-lo como matéria-prima para a produção de fertilizantes e geração de energia na indústria petroquímica. Em residências e empresas, a fonte de energia a gás natural é projetada para aquecer tanto o ambiente quanto a água.
Continue lendo nosso site!