Trabalhando com e-commerce ou não, as estratégias de marketing digital são essenciais atualmente para empresas que querem ter bons resultados no ambiente digital. Mais do que apenas comprar, as pessoas buscam informações, valores, endereço e outros dados na internet.
Caso sua empresa não tenha um site, por exemplo, pode estar perdendo vendas – além de soar desconfiável: “como assim essa loja não tem um site? Estranho!” No entanto, marketing digital é um assunto complexo.
São diversas técnicas diferentes e ainda é um mundo que vive em constante estado de mudanças. Por isso, é compreensível que você não tenha absorvido ainda tudo sobre o assunto a ponto de ter segurança ao colocar essa estratégia em prática.
Por isso, é muito comum que as empresas procurem por consultorias de marketing digital – serviço que funciona como qualquer consultoria de outras atividades. É fundamental para a construção de planejamentos estratégicos de sucesso.
A consultoria de marketing digital une os conhecimentos do empreendedor sobre o negócio com a expertise de profissionais na área de marketing para desenvolver o melhor plano de ação possível.
Basicamente, é um serviço de suporte às empresas que buscam aumentar os resultados dos seus negócios no meio digital. Contudo, neste momento surge outra dúvida: como escolher uma boa consultoria de marketing digital?
É simples: opte por uma empresa com experiência e qualificação no mercado, mas em especial, aquelas que contam com equipes especializadas em todos as áreas de marketing digital (SEO, Performance, Mídias Sociais, Desenvolvimento Web…).
Somente assim, terá uma consultoria completa especializada, traçando um plano com riscos reduzidos e projeções de crescimento surpreendentes.
Conteúdo deste Artigo
Como as consultorias de marketing digital funcionam
Consultoria de marketing digital atua como uma visão externa, sem interferências, que visa identificar de forma estratégica as melhores abordagens e ferramentas para que o negócio consiga evoluir constantemente no ambiente digital.
Seu objetivo principal é definir a partir do hábito e interesse do público-alvo da marca, um planejamento estratégico de ações de marketing digital. As empresas que contratam essas consultorias contam com uma equipe de experientes profissionais, especializados em conceitos nas mais diversas abordagens e metodologias de marketing online.
Esses profissionais são responsáveis por estudar o que pode ser melhorado dentro do negócio em relação a essa estratégia, diagnosticar as melhores ações de marketing para aquele segmento, identificar público-alvo, canais de atuação e indicações técnicas que vão melhorar os resultados das empresas.
Como funcionam?
As consultorias de marketing digital, geralmente, abordam 3 principais etapas durante o serviço. O primeiro, é claro, é o diagnóstico da situação atual da marca, o mercado, seu segmento e das ações que já estão sendo feitas – se houverem.
Para isso, é realizado um estudo aprofundado, principalmente, sobre a empresa, o qual abordará as missões e objetivos do negócio a curto, médio e longo prazo, mapeamento da presença online da marca, se há uma persona e se suas características estão de acordo com o necessário, entre outros.
O próximo passo é o planejamento estratégico. Com todos os dados necessários em mãos, a equipe entenderá quais são os desafios e possibilidades da marca no mercado. Assim, montará um guia de ações a serem aplicadas pela empresa a curto, médio e longo prazo.
Com esse planejamento em mãos, é possível ter uma estimativa de resultados, além de dar uma orientação precisa para os profissionais da empresa realizarem as estratégias da melhor forma.
Por fim, as consultorias de marketing digital podem continuar apoiando a empresa de diferentes maneiras. Uma delas é na orientação para possíveis ações, caso a equipe venha a ter alguma dificuldade no processo.
Se algum obstáculo surgir e os profissionais não conseguirem solucionar, a consultoria entra em ação para entendê-lo e orientar como superá-lo da melhor maneira possível.
Ainda acompanha os resultados para entender se as estratégias estão funcionando, se podem melhorar e quais os ajustes devem ser feitos para a obtenção de resultados ainda melhores.
Vantagem de contratar a consultoria de marketing digital
A consultoria de marketing digital pode ser contratada de forma esporádica, como freelancers, em determinadas campanhas ou em contratos mais longos em que atuará do lado da empresa em um monitoramento constante.
Sem apostas, chances de erro ou achismos, essas consultorias são extremamente vantajosas porque as empresas podem contar com profissionais capacitados em marketing digital para conseguir resultados incomparáveis.
Sem essa expertise, é possível que esteja jogando dinheiro fora, investindo em ações pouco lucrativas. Ter esse apoio, é então, fundamental para ter sucesso no ambiente digital!