Sabemos que a especulação é forte no mercado de criptomoedas, em grande parte ela se origina de investidores amadores, que por sua vez acabam influenciando a decisão de outros investidores sem experiência a tomar decisões erradas. Com este cenário fica fácil imaginar o quanto pode ser rápido para que uma tendência de pequena alta seja “vista” como mais um “estouro”, e consequentemente levando muitas a comprar na hora errada.
Com isto os que compram na hora errada acabam também vendendo ainda em um momento desfavorável, o que é ainda pior, todos de uma só vez. Com isso o pânico se instala nos investidores chamados de “mãos de alface”, que acabam entregando suas criptomoedas por preços muito abaixo do que deveriam.
A boa notícia é que com o aumento da regulamentação para o mercado de criptomoedas também teremos maiores níveis de proteção para investidores e isso acabará com as bolhas especulativas. Embora saibamos que muitos investidores ganham muito dinheiro com estas bolhas, a verdade é que elas assustam grandes investidores e com isso todo o mercado perde, uma vez que o mercado tenha maior maturidade naturalmente a capitalização de mercado irá aumentar.
Segundo Masayuki Tashiro, diretor do FISCO Digital Asset Group e analista de mercado que administra negócios relacionados com criptomoedas no Japão, o valor real das criptomoedas será questionado, após sairmos da “bolha”. Embora a princípio esta afirmação possa fazer parecer que o preço das criptomoedas irá cair, na verdade se pensar com cama isto pode fazer é subir porque sem excesso de especulação o que temos é um mercado mais maduro e confiável, portanto com maiores chances de crescimento em capitalização de mercado.
Qual será o Valor Real das Criptomoedas?
A todo instante vemos o mercado de criptomoedas amadurecendo e as exchanges trabalhando forte contra a lavagem de dinheiro, com isso as criptomoedas de baixa qualidade vão desaparecendo do mercado, o que acaba por criar mais “espaço” para boas criptomoedas e exchanges crescerem trazendo soluções para o dia a dia do mercado.
Esta amadurecimento do mercado faz com que a cada dia as criptomoedas se aproximem mais das pessoas “comuns”, o que embora não seja o principal foco da maior parte das exchanges (que focam nos grandes investidores), é exatamente o que torna as criptomoedas um caminho sem volta, pois passam a cada vez mais ter utilidade pratica e real no dia a dia da grande massa.
Esta é uma preocupação que estamos vendo no mercado de criptomoedas, fazer com que elas sejam mais do que moedas virtuais para fazer trades, mas que na verdade além de serem ativos digitais se tornem verdadeiros tokens de utilidade, como é o que podemos ver sendo criado na CriptoHub, que além de oferecer a exchange já anunciou que irá lançar o cartão pré-pago e ainda um plugin para e-Commerce, assim possibilitando que lojas virtuais possam passar a vender e receber em criptomoedas!
Com o movimento de diversos bancos pelo mundo buscando trabalhar de alguma forma mais próximos ao mercado de criptomoedas, com elas se popularizando em soluções simples para o dia a dia e com as regulamentações sendo feitas para dar maior segurança aos investidores já podemos sim tranquilamente falar em um caminho sem volta, as criptomoedas chegaram para mudar a forma como lidamos com dinheiro.
Gostou? Visite nossa sessão principal!