Valor do Bitcoin → Como Saber se Vai Subir? Saiba Tudo Aqui!

Atualmente o valor do Bitcoin está muito valorizado e há uma grande procura pela moeda digital, assim como também há para outras criptomoedas, muitos estão ganhado um bom dinheiro através de trades feitos em Bitcoins, mineração de outras moedas digitais e posterior conversão para esta criptomoeda, etc.

Mas ainda mais importante do que saber quanto vale hoje a moeda é conhecer também seu histórico e como esta moeda se valoriza ou se desvaloriza. Para muitas pessoas pode parecer estranho pensar em B que não valem nada, absolutamente nada, mas um dia essa já foi a realidade desta moeda digital.



Em 2009 Ƀ não eram negociados em casas de câmbio, em 2009 1 BTC valia exatamente U$ 0 (isso mesmo, valia zero dólares).

Em 2010 já era possível negociar o valor do Bitcoin em casas de câmbio, porém em todo o ano sua cotação não passou a marca de apenas U$ 1. Na verdade, para ser exato no ano de 2010 o Ƀ não passou de U$ 0,39!

Uma cotação extremamente insignificante se comparada com a cotação do valor atual do Ƀ, que já passa dos R$ 29.000,00 e apresentando sinais de que vai subir ainda mais.

Vendo o quanto está valorizando agora talvez você esteja se perguntando o que afinal determina o preço do Ƀ? O que faz com que ele ganhe ou perca valor de mercado.

E saber isso é fundamental para quem pretende ganhar dinheiro com esta moeda digital, afinal sabendo como é determinado seu valor saberá ao que deve estar atento quando vai fazer suas compras e vendas de Bitcoins.

O que Determina o Preço?

O que realmente determina o preço do Ƀ é a conhecida lei de mercado de Oferta e Demanda. Ou seja o quanto há de Bitcoin disponíveis para venda em comparação com o quanto existe de pessoas dispostas a comprar. Com base em apenas estes 2 elementos há a flutuação da cotação do Ƀ.

Claro que muitos outros fatores econômicos e de mercado, assim como a sazonalidade também acabam exercendo alguma influência no valor, porém sempre uma influência indireta através da oferta e demanda.

Agora que já sabe o que determina seu preço, veja a seguir de forma um pouco mais detalhada estes 2 componentes que regulam sua cotação.

subida moeda digitalOferta

Respeitando a lei da oferta de mercado o Bitcoins foi projetado para ter uma certa raridade, portanto em seu projeto terá um suprimento fixo de 21 milhões de Ƀ (atualmente já temos mais da metade deste valor produzido).

Desta forma quanto mais se chega próximo ao limite máximo mais raro se torna conseguir minerar Ƀ, as operações se tornam cada vez mais complexas e difíceis de serem executadas pelos computadores.

As primeiras pessoas que adquiriram moedas no início (seja minerando ou comprando) realmente ganharam quantidades muito grandes de dinheiro com sua valorização. Há uma estimativa de que Satoshi Nakamoto, o criador do Ƀ tenha para si 1 milhão de valor Bitcoin (o que representa 4,75% da oferta toal de 21 milhões).

Para que você compreenda o quanto a oferta pode impactar o preço, se Satoshi soltasse no mercado de uma vez seu 1 milhão de moedas há um grande risco de fazer o mercado de Ƀ entrar em colapso.

Ele, assim como qualquer outro grande investidor racional sabe que não deve fazer isso justamente para maximizar seu dinheiro, então quando decidem vender suas moedas o fazem em pequenas quantidades por vez, assim obtendo o máximo de lucro em suas operações, afinal se a oferta se tornar maior do que a procura o preço cai.

Demanda

A quantidade de valores do Bitcoins em circulação aumenta através da atividade dos mineradores, isso faz com que o mercado vá inflando com o aumento da oferta de moedas disponíveis.

Por outro lado sua valorização atraiu e ainda atrai uma grande quantidade de novos investidores e isso ajuda a manter sua cotação e até mesmo a valorizar cada vez mais, ou seja mesmo com o aumento da oferta há valorização porque o aumento da demanda está maior do que o aumento da oferta.

Com a internet fica muito fácil de verificar o aumento da demanda com ferramentas disponíveis para qualquer pessoa como o Google Trends, fazendo nesta ferramenta uma busca por “Ƀ” o aumento da procura ao longo dos anos fica evidente, assim explicando sua grande valorização no mesmo período.

E esta procura não segue um fluxo linear, possui picos de interesse e justamente nestes picos que alguns investidores ganham muito dinheiro.

De tempos em tempos ocorrem publicações em grandes mídias sobre esta moeda (geralmente citando sua alta), isso atrai novos investidores, geralmente especuladores e também alguns desinformados em busca de ganhos rápidos de dinheiro.

Isso causa um exagero na cotação dos preços os inflando rapidamente e causando o que chamamos de loop de feedback.  Ou seja, esta repentina procura causa uma bolha seguida de uma queda, assim regulando sua cotação novamente, o Bitcoin já passou por isso algumas vezes e certamente ainda passará pelo mesmo processo outras vezes.

Riscos de Baixa no “Ƀ”

quebrando riscos de quebraSe você já investe em moedas ou está pensando em investir seu dinheiro é importante que saiba que sim, há riscos de perder dinheiro.

O valor do Bitcoin, assim como outras criptomoedas, e um projeto em fase experimental, portanto um ativo de alto risco.

Existem muitos fatores que são influenciadores de sua cotação, sejam estes em maior ou menor escala, os fatores afetam a cotação. Um dos maiores riscos está relacionado à esfera Legislativa, afinal algum governo importante pode proibir ou talvez restringir negócios feitos em Ƀ.

Também existe o risco de alterações na rede Bitcoins seguir rumos diferentes dos traçados até este momento e isso influenciar de forma negativa sua cotação e ainda o risco de surgir algum competidos de grande porte (talvez com apoio de grandes bancos) poderia fazer com que uma boa parte do mercado migrasse para a nova moeda.

Não há atualmente indicadores de que algo assim vá acontecer, são riscos reais mas sem nenhum indicador no momento, justamente por isso a cotação segue firme em alta e a cada dia se valorizando devido ao grande aumento na demanda por Ƀ.

Balança de investimento efeito dominó

Se ainda não é investidor agora já conhece seu histórico, está ciente de quais são os riscos, portanto já pode começar a ganhar dinheiro com esta moeda digital.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3.979 votes, average: 3,99 out of 5)

2 Comments

  1. Fernanda Carmo
  2. Victor Oliveira

Leave a Reply