Crypto Currency Price24H Changes
Bitcoin (BTC)
6482.8623692
-3.26%
Ethereum (ETH)
223.825213608
-8.31%
XRP (XRP)
0.4622401845
-18.97%
Sistema de Votação em Rede Blockchain na Suíça!
Notícias

Sistema de Votação em Rede Blockchain na Suíça!

Com o atual sistema de votação brasileiro, que é alvo de várias críticas e acusações de ser possível manipular os resultados não há notícia melhor do que esta, um sistema de votação com a adoção de tecnologia blockchain, ou seja, um sistema de votação descentralizado. Este sistema já foi testado com sucesso na cidade de Zug, na Suíça entre os dias 25 de Junho e 1 de Julho. 

Não deixa de ser um sistema de votação eletrônico, porém assim como funciona a Blockchain para criptomoedas, para o sistema de votação também sabemos que os blocos sempre farão referência ao bloco anterior e será necessário que a rede solucione hashs para que cada voto seja computado. Com isto teremos um sistema de votação descentralizado e com uma contagem de votos extremamente rápida e confiável. 

Este sistema de votação eletrônica com uso de Blockchain foi desenvolvido pela empresa Luxoft em uma parceria com a cidade de Zug e o Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Ciências Aplicadas de Lucerna. Após terminarem de avaliar os detalhes técnicos do código utilizado neste teste os desenvolvedores pretendem disponibilizar o código fonte como “open-source”, para que desta forma outros governos tomem conhecimento desta tecnologia e passem a adotar este tio de votação. 

Para que o teste fosse realizado precisaram apenas fornecer aos cidadãos que participaram do teste suas identidades digitais, após fazer a validação de sua identidade digital o cidadão já poderia fazer seu voto através de um aplicativo ou mesmo diretamente em um portal online, assim facilitando muito o processo de votação e ainda o tornando mais seguro. 

Descentralização dos Votos, Importante Passo apara a Democracia com Ajuda da Blockchain! 

Blockchain e o Processo Eleitoral

Blockchain e o Processo Eleitoral

Embora esta seja uma excelente notícia para o fortalecimento da democracia, sabemos que até que isto seja realmente aceito e implementado pelos governos podem passar muitos anos. Isto tanto por questões burocráticas como também pelos altos custos de se fornecer identidades digitais seguras para toda a população. Também devemos lembrar que esta tecnologia está em fase piloto, certamente ainda apresentará algumas falhas de segurança a serem corrigidas em testes futuros. 

A tecnologia Blockchain é simplesmente perfeita para ser utilizada em sistemas de votação porque reúne um conjunto de características perfeitas para uma votação 100% democrática, que são: 

  • Dados imutáveis por estarem em cadeia e de forma verificável 
  • Transparência dos dados 
  • Anonimato garantido para os eleitores 

Como os dados são todos contabilizados em blocos interligados e imutáveis a Blockchain também soluciona outro problema frequente em votações, que são as contestações dos resultados, que levam a recontagem de votos e uma perda de tempo desnecessária. Uma vez que o voto tenha sido computado não há mais o que ser questionado. 

Mais uma vez estamos vendo a tecnologia Blockchain nos trazendo soluções incríveis para antigos problemas com os quais tínhamos que conviver e de certa forma aceitar por não haver uma solução melhor. Agora temos a solução, é apenas uma questão de tempo até que a tecnologia esteja plenamente desenvolvida e que de fato chegue até outros governos. 

Compartilhe! :)
  • 18
    Shares
coinmag

Trabalho exclusivamente online desde 2010 e com isso já promovi mais de 1 Milhão de Reais em vendas online, o que me levou a descobrir e me apaixonar pelo universo dos investimentos em Criptomoedas!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *