Litecoin → Seu Guia Completo Para Minerar e Lucrar [VEJA!]

Entre as grandes criptomoedas, que se destacam juntamente com o Bitcoin temos o Litecoin, que não possui até o momento cotações tão altas, mas se destaca bastante por suas características que são atrativas aos investidores.

Há até mesmo quem diga que esta será a próxima moeda digital a fazer um imenso sucesso. Um dos fatores atrativos para os usuários desta moeda digital e o fato de possibilitar pagamentos imediatos (peer-to-peer) com um custo bastante próximo a zero.

Algo que se feito através da rede bancária tradicional além de demorado pode ser bastante caro dependendo do tipo de transação.

É verdade que para pessoas já familiarizadas com Bitcoins ou mesmo algumas outras criptomoedas isso não é nenhuma novidade, mas é importante ressaltar esta característica desta moeda porque é bastante útil.

Assim como outras moedas o LTC possui um código de fonte aberta do Bitcoin, mas com algumas pequenas diferenças tecnológicas. Também é importante já desde o início ressaltar que o Litecoin nunca se propôs a substituir o BTC, mas na verdade de complementá-lo.

desconto da moeda digital

Se ainda não conhece bem esta moeda digital continue lendo que terá uma série de informações importantes sobre o LTC neste artigo.

BTC pode ser usado por Outra Criptomoeda?

Existem projetos chamados de código aberto, como é o caso do Bitcoin, permitem que outras pessoas (qualquer pessoa) faça uso de seu código original para fazer alterações incluindo outras características e novos recursos.

Assim nascendo uma nova moeda digital, que terá seu valor atribuído pela comunidade com base na lei de oferta e demanda.

O Bitcoin ainda é a maior moeda digital do mercado considerando-se sua capitalização (dinheiro investido em BTC), mas isso não quer dizer que outras criptomoedas não tenham espaço e muito menos que não seja benéfico para o mercado sua existência e ainda o surgimento de novas moedas.

Como é possível adicionar novas funcionalidades a este código as novas moedas tendem a sempre (ou quase sempre) inovar e isso faz com que estas se tornem mais atrativas para determinados grupos de investidores.

Vale lembrar que estas moedas digitais não são utilizadas apenas para trading, mas sim para de fato se fazer pagamentos online.

O Litecoins é uma moeda digital bastante próxima do Bitcoin em suas características operacionais, tanto que o BTC é considerado a moeda de ouro e o LTC a moeda de prata. Entre outras pequenas alterações no código inicial foram feitas 2 grandes alterações, sendo:

  • Reduzir a quantidade de tempo para a confirmação das transações;
  • Alteração no algoritmo de mineração do Bitcoin (forma como são geradas novas moedas) visando garantir que qualquer pessoa possa participar na rede.

Há algumas diferenças entre o BTC e o LTC, entre elas vale destacar:

Tempo de espera para a confirmação:

  • BTC: 10 minutos;
  • LTC: 2,5 minutos.

Capitalização de mercado

  • BTC: 19 Bilhões de Dólares;
  • LTC: 450 Milhões de Dólares.

Fornecimento total (quantidade total de moedas que serão emitidas)

  • BTC: 21 Milhões;
  • LTC: 84 Milhões.
Comparativo BTC e LTC

Comparativo BTC e LTC

Uma Grande Diferença na Mineração para LTC!

Mineração de moedas digitais onlineUm dos grandes atrativos para muitas pessoas nas moedas digitais é a possibilidade de ganhar moedas minerando, ou seja utilizando seus próprios computadores para validar as transações que são feitas em determinada criptomoeda.

Essa possibilidade atraiu milhares de pessoas para a mineração de Bitcoins quando esta moeda foi lançada.

Com o aumento da concorrência na mineração e também para não atingir tão rápido a distribuição total de BTC o algoritmo de mineração foi ficando cada vez mais complexo e difícil de ser executado por computadores comuns.

O BTC utiliza o algoritmo SHA-256, que recorre a um uso intensivo da CPU, que posteriormente passou a precisar ser minerado com GPUs (placas gráficas mais caras) e atualmente é preciso utilizar o que chamamos de Application Specific Integrated Ciurcuits (ASIC).

  • CPU: é o processador de qualquer computador, bastante simples de se ter. (baixo consumo de eletricidade);
  • GPU: processador gráfico de placas de vídeo, são um pouco mais caras, placas deste tipo eficientes para mineração custam atualmente cerca de R$ 1.990,00. (médio consumo de eletricidade);
  • ASIC: são circuitos integrados de ação específica, podem ser utilizados apenas para a atividade para a qual foram projetados. São dispositivos de alto custo com preço em torno de R$ 65.900,00 (alto consumo de eletricidade).

Ao notar que apenas algumas pessoas tem recursos para adquirir uma ASIC, Charlie Lee (fundador do Litecoins) não desejava que a mineração de LTC acabasse sendo dominada por ASICs.

Então para evitar isso criou um algoritmo de mineração para o LTC que faz uso intensivo de memória e não de processamento, com isso tornando a mineração de moedas mais acessível para todos.

Sabemos quem é o Fundador do LTC!

Charlie Lee

Entre as diferenças que encontramos ao observar estas duas moedas uma que nos chama bastante a atenção é o fato de que sabemos que Charlie Lee é o fundador do LTC. Inclusive Charlie é um membro bastante ativo na comunidade mundial de criptomoedas.

Em contrapartida Satoshi Nakamoto (fundador do Bitcoin), que usa este pseudônimo praticamente “desapareceu” desde a criação do BTC. Não está disponível para orientar e nem mesmo para oferecer uma liderança com relação à orientação técnica da moeda.

Não que isso cause algum problema para o BTC, mas também não deixa de ser uma diferença que nos chama a atenção.

À frente do LTC atualmente Charlie está pedindo o apoio da comunidade para a implementação de uma atualização no Litecoin, que se chama Segregated Witness (SegWit). Acredita-se que esta atualização irá criar as bases necessárias para futuras atualizações, o que é muito importante.

  • Mas o que é a SegWit? Se Aplica apenas ao LTC?

Segregated WitnessBasicamente podemos afirmar que a SegWit se trata de uma alteração no formato dos dados das transações feitas em LTC visando necessitar menos espaço de armazenamento. E esta atualização permitirá adicionar ainda outra inovação, a Lightning Network (LN).

Com a implementação da Lightning Network nem todas as transações terão que necessariamente serem resolvidas na Blockchain, poderão seguir de forma mais direta. Para que esta atualização possa ocorrer é preciso que tenha uma “aprovação” de 75% dos mineiros de LTC.

Esta atualização também pode ser aplicada ao BTC, apenas com uma diferença de que para o BTC será preciso uma “aprovação” de 95% dos mineiros de BTC.

É fácil compreender que os mineiros precisam aprovar isso, afinal com parte das transações ocorrendo fora da Blockchain a mineração se tornará ainda mais competitiva por haver uma menor quantidade de transações e ainda com a quantidade de mineiros crescendo a cada dia.

Compra e Venda Desta Criptomoeda!

Se você leu o texto até aqui certamente gostou desta moeda não e mesmo? Então porque não comprar alguns Litecoins? É exatamente sobre isso que vou falar agora, como comprar e vender esta criptomoeda.

Antes de falar diretamente sobre como comprar vale apenas lembrar quais são as três formas de adquirir esta moeda digital:

  • Fazendo câmbio com outra moeda digital;
  • Comprando em uma Exchange;
  • Minerando.

A primeira coisa de que vai precisar para comprar esta moeda digital é de uma carteira, que geralmente é chamada de wallet, também chamada de Litecoin Wallet (carteira). Existem diferentes tipos de carteira e você deve escolher a que mais se adequar a seu dia a dia e com a qual se sinta seguro.

Também é interessante que observe quais são as moedas que a carteira escolhida suporta caso trabalhe com mais de uma criptomoeda, assim facilitando para que possa comprar e vender suas moedas com mais agilidade e conforto. Veja a seguir algumas carteiras:

  • Electrum: uma carteira disponível para Linux, Windows, OSX e também para Android. Bastante leve e com uma rápida conectividade com a Blockchain;
  • Exodus: este é um exemplo de carteira que se destaca por aceitar outras moedas como Bitcoin, Ether, Dash e Dogecoin. Outra característica agradável desta carteira é que possui diversos elementos gráficos que podem ser customizados;
  • Ledger: este é um tipo diferente de carteira, se trata de uma carteira de hardware, o que confere mais segurança para sua carteira por não estar o tempo todo online.

A desvantagem de usar uma carteira em hardware é que ao comprar a sua terá que esperar chegar, e muitos preferem já criar sua carteira agora. Vale lembrar que também é possível começar com uma carteira e posteriormente mudar.

Já com sua carteira poderá comprar LTC em alguma bolsa aqui mesmo no Brasil, mas há uma forma de fazer isso que conseguirá talvez economizar algum dinheiro, que é comprando Bitcoins e depois transformando em Litecoins.

Qual a Melhor Forma de Comprar LTC?

Já tendo sua carteira criada poderá começar suas negociações com moedas digitais. A forma mais econômica de fazer isso com LTC é fazer primeiro a compra de Bitcoins e posteriormente o câmbio por LTC.

Isso acontece por diversos fatores, mas principalmente por taxas e diferenças cambiais na cotação (sim, existem diferenças até na mesma moeda).

Vale lembrar que caso queira é possível fazer a compra direto de Litecoin em alguma bolsa como o Mercado Bitcoin por exemplo.

O primeiro passo é fazer a compra de Bitcoins, e os manter em sua carteira de BTC. Para fazer a conversão para LTC irá precisar de uma casa de câmbio virtual. Existem excelentes Exchangers, como por exemplo:

  • AlfaCashier;
  • AirbitrCoin;
  • i-Obmen.

O processo de câmbio pode ter algumas pequenas diferenças de uma Exchange para outra, mas de um modo geral terá que dar alguns passos simples, que são:

  • Selecionar em que moeda vai pagar (nesse caso BTC);
  • Selecionar a moeda que vai receber (nesse caso LTC);
  • Informar quanto vai pagar (a quantidade de Bitcoins que deseja trocar);
  • Em quantidade que irá receber verá já convertido em LTC (geralmente já com a taxa descontada);
  • Em “To the Account” deverá informar o endereço de sua carteira Litecoin (aquela que aprendeu a criar um pouco antes aqui neste artigo);
  • Preencha os campos adicionais e basta mandar iniciar o processamento.

OBS. Assim que você clicar em Proceed irá aparecer para você um endereço de carteira Bitcoin, que é para onde deve enviar os BTCs que deseja converter. Assim que fizer o pagamento em Bitcoins para esta carteira deverá clicar em “i have paid the order”, em pouco tempo receberá seus LTCs em sua carteira.

Se por acaso em 1 hora não fizer o pagamento em Bitcoins e não clicar no botão avisando a Exchange de que fez isso a ordem será deletada. Fique atento a isso quando for fazer o câmbio de suas moedas.

Outro ponto que deve saber é que o valor em LTC que aparece para você quando vai fazer o câmbio é uma estimativa, o momento em que a cotação é realmente fechada é após a confirmação do primeiro bloco. Com isso podem ocorrer pequenas variações, não se assuste pois é normal.

Você pode Vender ou Usar LTC!

Além da opção de vender seus LTCs, que também e bastante simples de fazer você ainda pode fazer alguns tipos de compras online com Litecoins. Já existem sites que o aceitam como forma de pagamento.

Para vender LTC também precisará de uma Exchange, lá poderá a trocar por outras moedas ou por saldo em dinheiro. E posteriormente poderá sacar para sua conta no banco. Lembre-se de que para saques direto para o banco o saldo deve sempre estar já convertido de criptomoeda para dinheiro.

Para que possa fazer compras online pagando em LTC basta que a loja virtual em questão aceite Litecoin, nestas lojas poderá comprar coisas como:

  • Cartões-presente;
  • Jogos;
  • Cigarros eletrônicos;
  • Arte e música;
  • Saúde e beleza;
  • Diversas coisas relativas a criptomoedas;
  • Roupas e acessórios;
  • Jóias;
  • Multimídia.

E a tendência é que cada vez mais lojas virtuais passem a aceitar pagamentos em Litecoins e também em outras moedas digitais. Transferências de valores desta forma saem muito mais barato do que através de instituições financeiras tradicionais.

Como pode ver LTC faz por merecer a fama de ser a moeda de prata das criptomoedas! São muitas as características que fazem ela a preferida de diversos investidores e também de pessoas que desejam apenas uma forma mais simples e rápida de enviar e receber dinheiro online.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3.451 votes, average: 4,25 out of 5)

Leave a Reply