Guia do Bitcoin → Entenda A Maior Moeda Digital

Bitcoin

Essa é, com certeza, a moeda do ano, o novo ouro!

Bitcoin é febre em 2017 e isso não veio a toa: com uma valorização extrema, ele se mostrou uma oportunidade de lucro exponencial, segura, e que apesar de ter batido mais de 7 mil dólares, ainda está em uma tendência de alta.

Ela é uma criptomoeda criada pelo Satoshi Nakamoto (pseudônimo), não é a única e na verdade existem muitas outras excelentes opções para ganhar dinheiro e agilidade em suas transações financeiras.

Aqui neste guia completo sobre Bitcoins vou falar apenas sobre esta criptomoeda, mas vale lembrar que a maior parte dos conceitos apresentados aqui também servem para outras moedas digitais.

Nesse artigo vamos explicar tudo sobre essa moeda digital, explicar como comprar, qual é o modo de funcionamento e muito mais. Confira 🙂

O que é?

Para começo de conversa, é preciso explicar que o essa moeda na realidade é uma criptomoeda, cujas características são:

  • Um dinheiro descentralizado;
  • Funcionamento via blockchain;
  • Capacidade de manter trilhões de operações por minuto;
  • Segurança baseada no que há de melhor em criptografia.

Essas características permitem que essa moeda se estenda mundialmente, de forma segura e sem um “poder controlador”, como os bancos centrais mundiais.

Bitcoin foi a primeira criptomoeda descentralizada lançada em 2009, após ela muitas outras foram lançadas, mas isso é assunto para outro texto.

O que é importante saber é que se trata de uma moeda digital que já existe desde 2009 mas foi a partir de 2012 que a moeda digital começou a realmente conquistar seu espaço no mercado e a ganhar uma valorização que nos chama muito a atenção, veja o gráfico a seguir com a valorização da moeda desde 2012 até hoje (Novembro de 2017).

É evidente que não há como falarmos em Bitcoins sem pensar rapidamente em como ganhar dinheiro, mas a verdade é que além de podermos sim ganhar muito dinheiro com esta (e com outras) moeda digital, poderemos aproveitar uma série de outros benefícios que estarei mostrando neste artigo.

Desta forma ficará mais evidente para você de que esta é de fato uma tecnologia que veio para revolucionar a forma como fazemos transações financeiras, e de quebra ainda podemos ganhar um bom dinheiro.

Um primeiro ponto importante a entender é com relação à segurança que se tem ao utilizar este tipo de moeda virtual, afinal utiliza tecnologias muito diferentes que os bancos e por se tratar de uma moeda descentralizada não possui um banco central regulador, seu regulador é o mercado, isso mesmo, pessoas como eu ou você!

Tudo isso garante que o Bitcoin seja uma forma segura de investir, proteger seu capital e até mesmo de lucrar.

Como Funciona?

O funcionamento dessa moeda é baseado no processamento seguro de dados. Em outras palavras, a sua moeda fica em computadores de todo o mundo e mesmo que grande parte dessas máquinas sejam destruídas, seu dinheiro permanecerá lá, sem ser afetado.

As compras e vendas de moedas são totalmente seguras, pois, como já dito, se baseiam no modelo de blockchain (que é o que há de mais avançado em segurança digital).

Além disso, você pode vendê-las quando quiser, a valor de mercado, em troca de reais, dólares, euros, a moeda que você preferir.

Já existem caixas eletrônicos que trabalham com ela espalhados por todo o mundo, é uma tendência irreversível e não há nada que faça retroceder.

Antes de entender como o Bitcoin faz o controle de suas transações financeiras e também de como é controlado o volume de Bitcoins criados e liberados para o mercado é importante que conheça bem o sistema de moeda centralizada como é o caso das moedas com as quais estamos acostumados como Dólar ou Real.

Uma moeda tradicional embora seja normalmente veiculada e intermediada em suas transações por bancos, é regulada e impressa apenas pelo banco central, a palavra final sempre será do governo.

Em moedas tradicionais o volume de moedas a ser impresso é determinado pelo governo, que muitas vezes se utiliza disto como manobra econômica e acaba trazendo sérios problemas para a economia do país.

A vantagem deste sistema tradicional é que caso seu banco faça algo errado com seu dinheiro você terá a quem recorrer, no caso o Banco Central e este irá ajudar a solucionar seu problema.

Com Bitcoins este controle sobre as transações é descentralizado, ou seja não é realizado por nenhuma instituição e nem mesmo por nenhum banco, mas sim por diversas pessoas (na verdade por diversos computadores).

A princípio isto pode parecer estranho, mas não se preocupe que irá entender exatamente como tudo isso funciona e que na verdade é sim um sistema bastante seguro, tanto é seguro que já existem bancos estudando este sistema para implementarem em seu modo de operar as transações financeiras!

O que torna este sistema de validação das transações seguras é a Blockchain, um sistema que integra diversos computadores que possuem um sistema de validação instalado.

Assim que uma transação é realizada é enviado um comando para toda a blockchain, após isto será retornado um comprovante no sistema e esta transação ficará registrada nos computadores da blockchain, assim sendo validada por diversos computadores e não por apenas uma instituição.

Quanto vale? Qual o valor?

Assim como qualquer ativo (casas, ouro, real, dólar) o valor do bitcoin oscila com o tempo e as condições de mercado.

É claro que hoje estamos vivendo um momento de alta dessas moedas digitais: atualmente o valor é de 7.245,00 dólares e 24.212,04 reais.

Acima você pode ver a cotação hoje oficial. Esse é o valor oficial da moeda no mundo, e claro, podem existir pequenas variações de acordo com o horário. Uma coisa interessante é ver o gráfico de crescimento:


Perguntas Frequentes

Várias pessoas têm deixado perguntas em nossa postagem, então, resolvemos criar uma área de FAQ para esclarecer todas elas.

  • Existe risco em investir? Assim como qualquer forma de investimento, há sim o risco de queda do valor da moeda e até mesmo de perda total do patrimônio (por isso é importante não entrar em esquemas que oferecem ganhos imediatos e grandiosos);

  • É legal comprar? Sim, sem dúvidas. Não é ilícito comprar moedas digitais e você pode fazê-lo a qualquer momento. Basta que você tenha cadastro em uma Exchange;

  • É só mais uma bolha ou veio para ficar? Todos sabemos: é difícil a tecnologia voltar atrás. Isso veio pra ficar, e você pode ver isso também com as novas moedas (Zcash, Litecoin, etc);

  • Qual o melhor lugar para comprar? Nessa página você encontra um tópico onde abordamos tudo o que você precisa saber para comprar e escolher sua Exchange;

  • Existem taxas para operar? Sim, embora existam taxas pelas transações, elas são minúsculas, muito menores que redes de pagamento, bancos, etc;

  • Como armazenar bitcoins? Você pode salvar os dados da sua carteira em seu PC, pode usar APPs para Android, pode fazer como você preferir. Há muita flexibilidade nisso.

Caso você tenha mais questões, basta deixar um comentário que responderemos o mais rápido possível 🙂

Entenda Melhor a BlockChain

Que a blockchain se trata de uma grande rede de computadores que faz a validação das transações através de programas destinados a isso certamente você já entendeu.

O que talvez não esteja muito claro é como isso é feito e também porque pessoas deixariam seus computadores com alto poder de processamento disponíveis para a blockchain, afinal o que estas pessoas ganham com isso?

A validação das transações feitas em bitcoins é feita através de complexas operações matemáticas que devem ser resolvidas pelos computadores que fazem parte da blockchain, o computador que a soluciona primeiro envia o resultado para os demais, assim registrando esta transação e liberando o valor para a carteira que a recebeu.

Justamente pelo fato de que a operação matemática é bastante complexa é que se necessita ter um computador com um bom poder de processamento, afinal isso será fundamental para quem deseja ganhar dinheiro desta forma.

A vantagem em disponibilizar seu poder de processamento para a blockchain é justamente o fato de que o computador que resolve a operação primeiro tem um ganho em moedas, ou seja eles são criados durante a validação das transações realizadas.

Este processo de validação através da blockchain se chama Proof Of Work – POW (Prova de Trabalho), também conhecido como mineração de bitcoin.

Agora que já sabe que a cada nova transação realizada novos dinheiros são criados talvez esteja com receio de que isso possa fazer com que a moeda digital venha a desvalorizar com isso.

Fique tranquilo pois isso não deve ocorrer porque a estimativa é de que assim que chegar na marca de 21 milhões de Coins não exista mais esta atividade de mineração, ou seja a blockchain tenderá a ter ganhos de outras formas e não através da criação dessas moedas.

Também vale ressaltar que com o passar do tempo as operações matemáticas para fazer o Proof of Work estão ficando cada vez mais complexas, exigindo máquinas com maior poder de processamento, consequentemente a necessidade de um maior investimento para começar a minerar com o objetivo de ganhar dinheiro.

Como funciona a moeda no Brasil

Outro fator a considerar é que quanto maior for o poder de processamento de um computador também maior tende a ser o consumo de energia deste, o que inviabiliza esta atividade para muitas pessoas, por sorte esta não é a única forma de ganhar dinheiro com bitcoin.

Outro fator que aumenta a segurança das transações é o fato de que os dados da blockchain são particionados em pequenos blocos de 10 minutos cada, e cada um dos blocos faz referência a seu bloco imediatamente anterior, assim criando uma corrente de transações realizadas com bitcoins, que se for “seguida” até seu início chegará na primeira transação realizada com bitcoin.

Como e Onde Comprar?

O comércio de Bitcoin é livre e geralmente feito por Exchanges. No Brasil há uma série delas, você pode escolher a que se sente mais confortável para fazê-lo. Os pagamentos podem ser feitos via:

  • Cartão de crédito;
  • Boleto bancário;
  • Transferências;
  • Outras moedas digitais;
  • Paypal.

Caso você tenha saldo em qualquer serviço online, pode transferir para o Paypal e fazer sua compra. Se não tem, não tem problema: use a forma que preferir para comprar suas moedas.

Mineração vale a pena?

Não! A menos que você possua grandes estruturas computacionais, fazer mineração deixou de ser lucrativo há muito tempo. Os gastos com hardware e eletricidade não pagam as contas.

Muitos se perguntam se a mineração por cloud computing pode ser lucrativa, mas, em 99% dos casos, a conta não fecha. Talvez outras moedas possam valer a pena, mas esse não é o enfoque desse artigo.

Recomendações Finais

Nós sabemos que muito disso é novo e você pode vir a ter dúvidas. Recomendamos que evite “esquemas para ficar rico” pois, em 99% dos casos, eles são apenas formas de tomar sua carteira de bitcoins para si.

Além disso, você também pode se interessar por outras moedas digitais sem ser o Bitcoin, das quais falaremos nos próximos artigos.

Até o próximo artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4.652 votes, average: 4,38 out of 5)

10 Comments

  1. Alexandre Moraes
  2. Roberta Pinheiro
  3. Diorgenes Damasco
    • Paulo Nogueira
  4. Vicente Nobrega
  5. Marco Gavin
  6. David
    • Fabiana Garcia
  7. Rafaela Freitas
  8. Diane

Leave a Reply