Crypto Currency Price24H Changes
Bitcoin (BTC)
5948.93
-2.96%
Ethereum (ETH)
443.786
-5.89%
Ripple (XRP)
0.464704
-4.63%
Litecoin (LTC)
77.9278
-6.24%
Como Saber a Hora de Entrar e Sair de um Trade?
Notícias

Como Saber a Hora de Entrar e Sair de um Trade?

Para quem está começando a investir em criptomoedas uma das decisões mais difíceis é saber quando se deve entrar e quando se deve sair de uma negociação. Saber fazer isso faz toda a diferença em seus resultados. 

Mesmo que isso pareça uma questão de sorte, na verdade não é, a grande questão é que temos nas mãos uma série de indicadores que nos passam sinais bastante claros na maioria das vezes com relação ao que fazer, especialmente para day trade. Quando estamos avaliando um gráfico é mais fácil “prever” a tendência para as próximas horas do que para os próximos dias porque no longo prazo muitos outros fatores podem influenciar no preço de uma criptomoeda. 

Existem muitos indicadores que podem ser utilizados para tomar suas decisões no momento de entrar ou sair de um trade, aqui neste artigo vou falar um pouco sobre o RSI (Relative Strenght Index), que e um índice de força relativa. 

De um modo geral quando falamos sobre o preço de uma criptomoeda podemos afirmar que até certo ponto o preço pode se mover através de uma média até o ponto em que encontra uma retração.  Quando há um rápido avanço no preço dizemos que ele está com sobrepreço (overbought) e quando ocorre um rápido declínio ele fica com sobpreço (oversold). 

Sabendo disso fica claro que o RSI é um indicador de ímpeto (momentum) que correlaciona a magnitude de ganhos e perdas em uma escala de tempo, assim determinando se está em overbought ou oversold. Com base nisto já podemos ter uma noção se é um bom momento para mudar nossa posição no trade. 

Como Funciona o RSI? 

Seu funcionamento e leitura são relativamente simples, é um gráfico que vai em uma escala de 1 a 100 e que qualquer valor acima de 70 é considerado overbought e qualquer valor abaixo de 30 é considerado oversold, como identificado no gráfico abaixo: 

Gráfico RSI

Gráfico RSI

A forma de utilizar o gráfico RSI pode ir do mais básico (com grandes chances de erro) até as mais refinadas, veja alguns exemplos a seguir: 

De forma extremamente básica e simplista temos que qualquer valor acima de 70 seria considerado um sinal de venda e que qualquer valor abaixo de 30 seria um sinal de compra. Mas é importante lembrar que apenas estes indicadores geralmente não lhe darão um sinal preciso e confiável. 

RSI + Variação Simples de Análise Gráfica 

Nesta avaliação (geralmente utilizada por investidores mais conservadores) após identificar através do RSI um sinal de compra ou venda o investidor aguarda que o gráfico retorne para dentro da faixa entre 30 e 70, assim entendendo de que se trata de uma confirmação do sinal inicial de compra/venda dado pelo RSI. 

Outra forma de fazer a leitura do gráfico RSI já bastante mais precisa é o que se chama de “falha de swing“. Neste tipo de leitura o processo inicial também se dá buscando momentos fora da faixa, porém para se ter um sinal claro de compra ou venda é preciso se ter uma das duas falhas: 

Sinal de Venda: o gráfico chega acima de 70, começa a descer, tenta subir novamente e não é capaz de passar o nível anterior, assim formando um pico mais baixo. 

Sinal de Venda

Sinal de Venda

Sinal de Compra: o gráfico chega abaixo de 30, sobe, tenta descer mas não consegue ultrapassar o nível anterior, assim formando um fundo mais alto que o anterior. 

Sinal de Compra

Sinal de Compra

Existem muitas outras formas de avaliar os sinais de entrada e saída de um trade, como por exemplo quando há uma clara divergência entre os preços e o RSI, quando utilizamos outros indicadores em conjunto, como um que eu mesmo utilizo que é o cruzamento de médias móveis para confirmar uma tendência do RSI. 

Como pode ver a análise gráfica pode ir desde o mais simples (com grandes chances de erro) até interpretações mais detalhadas e com maiores chances de acerto. Se você deseja ter sinais precisos de entrada e saída para seus trades vale a pena conhecer o clube privado de sinais para trade CriptoMaster. 

Compartilhe! :)
  • 11
    Shares
coinmag

Trabalho exclusivamente online desde 2010 e com isso já promovi mais de 1 Milhão de Reais em vendas online, o que me levou a descobrir e me apaixonar pelo universo dos investimentos em Criptomoedas!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *