Blockchain é uma Grande Revolução e já atraiu Wall Street!

Tecnologia Blockchain

Tecnologia Blockchain

Segundo Steve Chiavarone, gerente de portfólio da Federated Investors, os maiores bancos de Wall Street já se voltaram para a principal tecnologia de criptomoedas, a Blockchain. Em sua opinião é apenas uma questão de tempo para que a tecnologia da Blockchain passe a substituir diversos aspectos importantes do financiamento corporativo, podendo inclusive incluir aspectos como reconciliação e ainda o gerenciamento de cadeia de suprimentos. 

Durante uma entrevista à CNBC, Chiavarone previu que a tecnologia Blockchain será capaz de ajudar a “impulsionar a próxima revolução industrial”, esta foi a forma como descreveu a próxima fase de inovação tecnológica. Quando avaliamos puramente a tecnologia blockchain do ponto de vista empresarial ela se mostra com um imenso potencial, é capaz de solucionar rapidamente situações que demandam tempo e dinheiro para as empresas, com mais recursos, tempo e dinheiro naturalmente teremos cadeias de suprimentos mais eficientes. 

Federated Investors, que atualmente administra US$ 364 Bilhões em fundos de clientes já identifica a Blockchain, juntamente com mais quatro tecnologias como sendo os grandes disruptores da atualidade. Além da Blockchain as outras tecnologias apontadas são a automação, robótica, inteligência artificial e a Internet das Coisas (IOT). 

Grandes Bancos Começaram a Investir em Blockchain! 

Chiavarone ainda indicou que diversos grandes bancos já estão investindo em Blockchain e até mesmo em criptomoedas, entre eles por exemplo o Goldman Sachs, que recentemente informou que entrou no mercado de criptomoedas. No início do ano o Circle Internet Financial (o qual o Goldman faz parte) adquiriu a Poliniex em um negócio avaliado em US$ 400 Milhões. 

Fórum Econômico Mundial em uma publicação feita em 2016 descreveu a quarta revolução industrial tendo três características fundamentais, que são: 

  • Velocidade 
  • Escopo 
  • Impacto dos sistemas 
Blockchain vai Impulsionar a próxima revolução industrial

Blockchain vai Impulsionar a próxima revolução industrial

A velocidade das inovações atuais é diferente de tudo o que já foi visto, o escopo é muito mais abrangente e esta amplitude de abrangência pode transformar sistemas inteiros de produção, gerenciamento e governança. 

Embora o Fórum Econômico Mundial não tenha especificado a Blockchain em sua análise, estas tecnologias de contabilidade descentralizada estão sendo adotadas por um público mais amplo para atingir objetivos bastante semelhantes. Quanto mais se utiliza a tecnologia da Blockchain mais claro fica que seu uso vai muito além do financeiro, na verdade pode ser empregada em praticamente todos os setores. 

Na prática as tecnologias ligadas à Blockchain estão sendo utilizadas para reduzir e em alguns casos até mesmo eliminar a necessidade da atividade de um corretor. Para os bancos a blockchain está sendo utilizada para reduzir ou eliminar as ações da empresa vinculadas à auditoria, reconciliação e mão de obra. 

Na forma de um livro de registros interoperável e imutável, a Blockchain está se mostrando como uma das maneiras mais confiáveis de armazenar e verificar informações confidenciais. Com isso tende a ser cada vez mais aceita em outros setores além do mercado de criptomoedas. 

É verdade que se trata de uma tecnologia que ainda tem muito a se desenvolver e que esta adoção em massa ainda levará tempo para acontecer, mas ao que tudo indica este é um processo que já se iniciou. 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Leave a Reply