Bitcoin Cash (BCH) → Vai Passar a Principal Criptomoeda? Leia o Guia!

Bitcoin Cash BCH

O Bitcoin Cash (BCH) é uma das grandes moedas digitais que você precisa conhecer, mesmo que não pretenda investir diretamente nesta criptomoeda é fundamental a conhecer para aumentar seus conhecimento sobre capitais digitais.

O BCH é um capital digital que entre outros fatores se destaca pelo grande crescimento em um curto espaço de tempo, já se mostra como uma das altcoins mais procuradas nos últimos meses, atingindo uma capitalização de mais de $ 25 Bilhões de dólares!

Antes de falar mais sobre a moeda é importante falar um pouco sobre como esta moeda digital surgiu, desta forma ficará evidente para você porque é uma altcoin que cresceu tão rápido e ainda porque é considerada uma criptomoeda bastante segura.

O Bitcoin Cash surgiu da moeda original, o já conhecido Bitcoin (BTC), e através de um “hard fork” acabou se tornando um novo capital digital.

Para que entenda como esta capital digital surgiu é importante entender o que é afinal um hard fork. Para explicar isso vou recorrer a um exemplo, digamos que você tenha em seu computador um software e que através de uma atualização seus antigos arquivos já não podem mais ser executados na nova versão do programa.

Isto é um hard fork, uma atualização que faz com que algumas pessoas simplesmente não atualizem para poder manter seus arquivos antigos em funcionamento.

No caso específico da criação do Bitcoin Cash o hard fork ocorreu em uma atualização da rede do BTC, uma grande parte dos usuários decidiu se manter na versão antiga e uma pequena parte fez parte da atualização, assim dando início a esta altcoin que cresceu rapidamente.

Embora esta atualização tenha sido a principal motivação para a criação desta moeda digital alternativa (em inglês: altcoin), é importante saber que também havia o desejo de algumas empresas em criar uma altcoin que atendesse suas necessidades.

Além disso, dar novas alternativas para o mercado de criptomoedas com uma capital mais moderna (a tecnologia do BTC é considerada arcaica para o mercado de moedas digitais).

Como Receber e Enviar BCH?

Logo após o hard fork acontecer usuários que possuíam BCH tiveram algumas dificuldades para fazer transferências porque algumas exchanges simplesmente não trabalhavam com este tipo de carteira, tentavam adicionar este saldo através de outras redes e isso causou problemas.

Isso hoje em dia não é mais um problema, já temos uma grande quantidade de exchanges que já aceitam BCH normalmente.

DICA:
Tenha cuidado para não confundir BTC (Bitcoin) com BCH (BTC Cash) no momento de enviar seu saldo de uma carteira para outra, isso sim ainda pode dar algum problema porque as redes não são compatíveis.

Se por acaso você possui BCH e deseja os guardar em uma carteira BTC é importante fazer a troca da moeda em alguma exchange como a Kucoin ou Binance inicialmente, para aí sim transferir seu saldo diretamente para sua carteira de Bitcoins.

Já se o que deseja é manter seu saldo em BCH as notícias também são boas, já temos diversas carteiras para BCH, entre elas vale citar:

  • Ledger Nano S;
  • Trezor;
  • Jaxx;
  • Coinomi;
  • BTC Unlimited;
  • BTC Classic;
  • Bitcoin ABC.

Vale lembrar que este mesmo princípio se aplica a qualquer outra capital digital.

Quais as Principais Diferenças

Embora sejam 2 moedas digitais que nasceram de uma mesma rede há diferenças marcantes entre ambas, inicialmente causadas pelo hard fork que ocorreu, porém com o tempo outras implementações foram diferenciando ainda mais estas criptocapital.

Como Funciona Exatamente!

Após ser anunciado o lançamento do projeto Bitcoin Cash pelo cliente BTCABC, ficou evidente que o BCH seria quase igual ao BTC, porém com algumas pequenas coisas a menos, como por exemplo a ausência do Segregated Witness (Segwit) e ainda recursos como Replace-by-Fee (RBF).

De acordo com o que foi divulgado pela BBC as maiores diferenças entre estas criptomoedas são três novas implementações no código do Bitcoin, que são:

  • Blocos maiores: o BCH possui um aumento imediato no tamanho de seus blocos, ada bloco possui 8MB;
  • Replay e Wipeout Protection: o Bitcoin Cash minimiza problemas com a interrupção do usuário, assim permitindo uma coexistência pacífica entre as duas blockchains;
  • Novo tipo de transação: ainda incluso nesta nova tecnologia de proteção e repetição o BCH traz benefícios adicionais para as transações, como por exemplo a assinatura de valor de entrada, assim melhorando a segurança da carteira de hardware e eliminando problemas com hashing quadrático.

Boa parte do sucesso e crescimento rápido deste capital digital também se deve ao fato de que muitas exchanges já dão suporte para seu capital, assim facilitando para que as transações sejam realizadas.

Outro fator importante a saber é que os desenvolvedores desta criptomoeda ainda tiveram o cuidado de adicionar um algoritmo de redução de velocidade, para tornar o sistema “lento” nos casos (raros) de não haver hashrate suficiente na rede para o processamento das transações na velocidade normal.

E a Mineração de BCH, vala a pena?

Quando o assunto é mineração de moedas digitais existem diversos fatores a serem considerados antes de realmente começar a fazer a mineração, entre estes fatores existem dois que são fundamentais, que são:

  • Mineração de BCH:

Poder de mineração da rede (e dificuldade): de um modo geral o hashrate da rede BTC é maior do que o da rede BCH. Além disso é consideravelmente mais difícil minerar BTC do que minerar BCH, o que nos leva a considerar o segundo fator determinante.

  • Cotação:

Quando a cotação do Bitcoin estar muito mais alta do que está hoje (praticamente o dobro) sua mineração era vantajosa porque mesmo com uma grande dificuldade havia o ganho devido à alta cotação. Atualmente temos cotação BTC baixa e a cotação da BCH subindo.

Mas preciso avisar que mesmo sendo uma excelente criptomoeda para ser minerada é importante saber que para isso terá que investir dinheiro em boas mineradoras.

Este tipo de criptomoeda não pode ser eficazmente minerada através de CPU (processador comum) mas sim apenas por potentes GPUs (processadores gráficos).

Processadores gráficos tendem a ser uma grande barreira de entrada para quem pretende começar a minerar de forma doméstica e além disso ainda há o custo da luz a ser considerado, afinal quanto maior for seu poder de processamento certamente maior será seu custo com eletricidade.

Então é possível concluir que para quem ainda está começando a minerar capital o BCH não é uma das melhores opções, ainda é mais interessante minerar moedas como Monero por exemplo, que além de ser minerada com maior facilidade ainda está apresentando uma cotação atrativa entre as criptomoedas que podem ser mais facilmente mineradas.

Valorização do BCH, é Confiável?

Desde sua criação o Bitcoin Cash está apresentando uma excelente valorização, é verdade que já teve cotações mais altas das que está apresentando agora, porém ainda assim se mostra com uma excelente cotação e boa estabilidade. Veja na imagem a seguir o gráfico com o total de suas cotações.

Até Outubro de 2017 o BCH apresentava uma cotação média de U$ 450, a partir deste mês iniciou uma escalada forte até Dezembro de 2017 chegando a bater uma cotação de U$ 2.359,30 (que na cotação do dólar de hoje fica em R$ 7.573,35).

Valorização do BCH

Após esta cotação passou a ter uma desvalorização em Janeiro de 2018, se mantendo até Fevereiro de 2018 em uma cotação média de U$ 1.460 com uma certa estabilidade.

Com o que vimos a respeito da valorização fica evidente que assim como qualquer outra criptomoeda é possível ter perdas com o BCH, porém também ficou evidente que é uma moeda digital relativamente estável, embora tenha seus altos e baixos é um capital que tende a se manter por bons períodos dentro de uma certa faixa de cotação.

Mais um ponto bastante positivo do Bitcoin Cash é o fato de ser uma moeda digital com uma excelente liquidez, isso ajuda tanto para quem pretende vender suas moedas para retirar o dinheiro investido com rapidez como também para quem pretende lucrar fazendo trades, afinal terá muito mais agilidade para comprar e vender aproveitando as melhores cotações de cada dia.

Como Comprar BCH no Brasil?

Assim como para outras altcoins a compra de BTC Cash deverá ser feita utilizando um saldo em BTC, isso torna o processo mais simples para quem está fazendo sua compra aqui no Brasil. Para fazer sua compra terá que executar basicamente 3 passos simples:


  • Comprar Bitcoins:

A plataforma que recomendo para comprar BTC no Brasil é a BitcoinTrade, além de ser uma exchange brasileira ainda oferece benefícios como por exemplo não cobrar nenhuma taxa de depósito, o que ajuda muito quem está começando.

Uma vez que tenha transferido o dinheiro (em Reais mesmo) para esta exchange já poderá fazer a compra de BTC.

  • Transferir seus BTCs para outra Exchange:

Agora que já possui saldo em BTC na BtcTrade você deve transferir este saldo para sua carteira BTC em outra exchange (que tenha também BCH). Para fazer esta transferência terá que pagar uma pequena taxa.

Sendo assim, esteja atento a este ponto para não ficar perdendo dinheiro com taxas em movimentações desnecessárias. Uma exchange que recomendo e que trabalha com Bitcoin Cash é a Kucoin, faça sua transferência para esta exchange e em poucos minutos já poderá continuar o processo.

  • Comprar seus BCHs:

Já logado em sua conta na Kucoin basta você acessar a área chamada “Markets”, nesta área terá uma listagem completa com todas as moedas que são negociadas na Kucoin, então faça uma busca por BCH (como pode ver na imagem a seguir.


Clique sobre a moeda desejada, neste nosso exemplo é o BCH, uma vez que tenha clicado sobre a capital já será direcionado para a página onde poderá fazer a compra e venda de suas moedas digitais.

Nesta mesma tela terá uma série de dados e gráfico importantes para fazer seus trades, avalie bem qual o melhor momento de fazer suas compras e vendas (ou siga nossos sinais no CriptoMaster).

Após o processo de comprar para trazer seu dinheiro de volta para sua conta no banco inicialmente terá que vender o BCH, com isso seu saldo será revertido em BTC.

Com este saldo em BTC você deverá o transferir de volta para a BitcoinTrade e então deverá fazer a venda dos BTCs para que tenha seu saldo em Reais, uma vez que seu saldo já esteja em Reais poderá o transferir para seu banco.

DICA:
Este processo inteiro não costuma levar mais do que alguns minutos, mas como o processo depende do tempo de resposta e validação da blockchain é altamente recomendado que sempre trabalhe com antecedência, assim podendo esperar a validação sem maiores problemas.

Conclusão

Mineração de BCH

Mineração de BCH

O Bitcoin Cash é uma moeda digital derivada do já famoso BTC, possui uma excelente arquitetura de rede e uma boa estabilidade, é certamente uma das altcoins que merece uma atenção especial pois possui um grande potencial tanto para quem busca investimentos a curto prazo como também a médio/longo prazos.

Esta criptomoeda está cotada entre as grandes capitais digitais como Litecoins, Monero, etc. Possui uma valorização bastante atrativa e o que é ainda melhor, uma excelente liquidez (bastante atrativo para investidores de curto prazo).

Lembre-se de que quanto maior a liquidez de uma moeda mais fácil será de as vender quando desejar (assim aproveitando melhor momentos de alta na cotação).

Fazer qualquer afirmação sobre o futuro de uma criptomoeda é uma tarefa difícil porque depende de inúmeros fatores, mas mesmo assim é possível afirmar que a capital de fato parece ser uma moeda digital muito promissora e confiável, se pretende diversificar sua carteira de investimentos esta é uma boa opção mesmo a longo prazo.

Agora que você já viu em detalhes esta moeda digital já pode tirar suas conclusões se vai ou não investir dinheiro em Bitcoins Cash BCH, mas mesmo assim deve sempre lembrar de observar uma moeda digital por um tempo antes de fazer seu investimento, observe e escolha os melhores momentos para comprar e vender.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3.461 votes, average: 3,63 out of 5)

12 Comments

  1. Alejandro Sávio
    • Márcia
  2. Gabriel Moreira
  3. Fabrício de Assis
    • Maurício Chances
  4. Rosangela Moraes
    • Dagoberto Vicente
  5. Jonas Figueredo
  6. André
  7. Alessandra Pinhais
    • Ribeirinho Lima
  8. Jéssica Damasco

Leave a Reply